top of page

Agenda

ATUALIZAÇÕES

 

2020

 

1* Qin Yaji【雅集】online / Associação Guqin Brasil (Jul, 10)

Bonito de ver em tempos de pandemia e quarentena pessoas conectadas com à história do Qin. Encerramos o curso com 19 inscritos (20 comigo) de diferentes partes do Brasil — Pernambuco, Bahia, Brasília, São Paulo e Paraná. Percorremos as três dimensões dessa prática histórica do ponto de vista da conduta pessoal ao Qin [Qínrén 琴人] Nesta sexta 10 de Julho a Associação Guqin Brasil realiza o 1* Qin Yaji【雅集】online.

 

Será o primeiro encontro online de praticantes e apreciadores da arte do Qin. Tradicionalmente, Yaji foi o nome dado a performance compartilhada das « Quatro Artes » na antiguidade chinesa: qin, caligrafia, poesia e pintura — onde as performances musicais, muitas vezes, tinham um papel central.

 

É comum afirmar que o primeiro Yaji da história aconteceu no ano de 1083 nos jardins da casa de Weng Sheng 王詵 um notável calígrafo que vivia na cidade Kaifeng, à época a capital dos Song (960 —1279). Fato ou ficção, a constante referência a esse encontro como tema nas pinturas estabeleceu a tradição das artes compartilhadas, influenciando umas as outras num mesmo espaço.

 

Em sua forma moderna, durante o século 20 e 21, as quatro artes passaram a referir quatro formas de apreciação sensorial: queimar incenso, fazer chá, compor arranjos florais e mostrar pinturas e caligrafias. Menos uma atividade artística, mais uma forma de contemplação e auto cultivo, os encontros de qin passaram a integra-las, pontualmente, fechando o ciclo dos cinco sentidos (olfato, paladar, tato, visão e audição), onde a performance musical, a escuta atravessada pelas outras formas de arte, carrega um valor de referência central de natureza contemplativa. Neste 1° Yaji apresentamos um pouco da história dessa interação entre os domínios sensoriais, percorrendo algumas imagens.

 

Sexta 10/07 - 18h.
link será compartilhado na sexta de manhã.

Curso A História do Qin / Associação Guqin Brasil (Jun, 5, 12 e 19)

Bonito de ver em tempos de pandemia e quarentena pessoas conectadas com à história do Qin. Encerramos o curso com 19 inscritos (20 comigo) de diferentes partes do Brasil — Pernambuco, Bahia, Brasília, São Paulo e Paraná. Percorremos as três dimensões dessa prática histórica do ponto de vista da conduta pessoal ao Qin [Qínrén 琴人] da poética do cultivo e fortalecimento das relações simbólicas (e interpessoais) a volta do Qin [Qínqì 琴器], e da transmissão da prática preservada nos livros e documentos históricos do Qin [Qín de jīngdiǎn 琴的經典]. E seguimos em frente contruindo a comunidade qin brasileira. Convido a todos que queiram acompanhar a evolução desse processo novo a participarem de nossa agenda de encontros virtuais que daqui pra frente acontecerão mensalmente.

 

Seda e Bambu / Poéticas Musicais Chinesas (Jan 9 e 10)

Nessa quinta e sexta 9 e 10 de janeiro vou estrear o meu curso sobre poéticas musicais chinesas no Centro de Formação do Sesc CPF. O curso visa apresentar um panorama geral da tradição musical chinesa, por meio de escutas, performances e exposições históricas. São dois encontros organizados em (1) Tradições Musicais de Norte a Sul e (2) Instrumentos Musicais Chineses e Repertório. Cada encontro aborda aspectos fundamentais da música chinesa ao longo de sua história, conduzindo os participantes ao universo dos símbolos e significados que permeiam o ideário da música chinesa. Os objetivos do curso são (1) cartografar e apresentar um itinerário das tradições musicais que permeiam a cultura chinesa (2) apresentar um panorama vivo de suas músicas por meio de escutas e performances ao vivo e (3) construir capacitação quanto à escolha de repertório para oficinas e salas de aula.

Centro de Formação do Sesc fica na região da nove de julho próximo a Avenida Paulista — R. Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - Bela Vista, São Paulo - SP, 01313-020

2019

Escuta Musical enquanto Produção do Corpo / LINES UnB (Nov, 14)

Em novembro participei do EMAx (Encontros de Música Atual) com uma palestra sobre a escuta musical enquanto uma produção do corpo, inspirado na poética musical de Salvatore Sciarrino. Aconteceu no Departmento de Música da Universidade de Brasília, e foi promovido pelo "Laboratório Interdisciplinar de Estudo do Som", coordenado pela compositora e professora de composição Tatiana Catanzaro.

> Universidade de Brasília / Org. Tatiana Catanzaro

 

A ideologia do Qin, por Robert Van Gulik / USP/ECA (Out, 11)
Em outrubro de 2019, a programação do úlitmo encontro do grupo POEM foi voltada a « Ideologia do Qin, a partir de Robert Van Gulik. ». Aconteceu na Escola de Comunicação e Artes.

> Universidade de São Paulo / Org. Poéticas Orientais em Música POEM

Poética do Qin, com Diana Tang USP/ECA  (Ago, 23)

No dia 23/08 tivemos um concerto palestra de Guqin no departamento de música da USP com a instrumentista canadense Diana Tang. Professora da British Columbia University, Diana trouxe na mala uma experiência de 30 anos na difusão do repertório tradicional. A programação teve curadoria do grupo POEM Poéticas Orientais em Música, USP. Sala 11 do departamento de música da Universidade de São Paulo. Trata-se de um instrumento com 3 mil anos de história que diz muito a respeito da estética do pensamento filosófico chinês. Sabe-se que o Guqin existe desde a dinastia Shang (aprox 16 séculos antes de Cristo). E bastou Confúcio tocá-lo, e dizer umas poucas palavras a seu respeito, para que fosse imortalizado. Desde então foi declarado patrimônio intangível da humanidade pela Unesco em 2003, sendo uma de suas peças musicais o único exemplar da música chinesa a embarcar na sonda Voyager em 1977. Tudo isso já o torna algo inestimável.

Os Sons do Dharma / USP/ECA (Jun, 14)

Uma rara oportunidade de tratar dos ritos sonoros budistas pelo viés da diáspora taiwanesa em São Paulo. Num encontro dedicado ao tema, percorri os bastidores do cotidiano do templo budista Tzong Kwan, abordando aspectos da prática musical budista e suas implicações no senso de pertencimento comunitário. A apresentação foi baseada no ensaio etnográfico de minha autoria « Música e Não (os Sons do Dharma). »

 

> Universidade de São Paulo / Org. Poéticas Orientais em Música POEM

 

4th International On-Line Guqin Yaji (Jun, 04)

Neste domingo, 02/06 participo do 4th International On-Line Guqin Yaji interpretando uma das peças mais famosas do repertório do Qin « 阳关三叠 yáng guān sān dié “Três vezes Yuangguan” ». A versão mais antiga data de 1491, e a que vou apresentar baseia-se naquela remanescente no manual 浙音釋字琴譜 Zhèyīn shìzì qínpǔ, de 1530. Trata-se de uma canção organizada em três refrões, de estrutura pouco usual no repertório. Há uma linha vocal que deve ser cantada pelo intérprete, cujo texto é um poema completo de Wang Wei (701-761). A canção narra a despedida de um amigo que parte de Chang’an, capital dos Tang rumo aos limites da China Antiga, passando por Yangguan, um entreposto administrativo cercado por montanhas em torno de um grande lago, um oásis desde a época dos Han.

> Org. Peiyou Chang.

Identidade Artística: Música e Poética nos Estudos Interculturais / USP/ECA (Mai, 24)

A identidade é um dos temas centrais nas pequisas do grupo POEM. Neste encontro tratei dos múltiplos aspectos e linhas de intepretação acerca da noção de identidade na modernidade pelas lentes da elaboração no universo musical.

> Univerisidade de São Paulo. Org. Poéticas Orientais em Música POEM.

A Arte do Qin : Corpo e Silêncio USP/ECA (Mai, 10)
Num dos primeiros encontros do grupo POEM pude introduzir aspectos da cultura geral a volta do Qin.

> Univerisidade de São Paulo. Org. Poéticas Orientais em Música POEM.

Entrevista sobre Guqin concedida ao Canal Senda / Templo Tzong Kwan (Abr, 2019)

Em abril fui entrevistado pelo Canal Senda, com sede no Templo Tzong Kwan, sobre a história do Guqin e minha trajetória promovendo essa forma de arte musical.​

 

Sonologia I/O, 2019 / USP/CMU (Abr, 12)

Dia 12/04 (sexta), participei da Conferência Internacional de Estudos do Som — SONOLOGIA I/O, 2019, no Centro de Pesquisa e Formação do SESC, com o artigo « When I Lost My Self ». Apresento minha pesquisa recente sobre identidade composicional nos coletivos de música. A partir do conceito de sujeito transacional do psiquiatra italiano Gaetano Benedetti busco reinterpretar o trabalho da composição em perspectiva à formação de identidades artísticas (e suas figuras imaginadas). Meu foco recai sobre o campo de representação das identidades artísticas.

 

> Univerisidade de São Paulo. Org. NuSom - Centro de Pesquisa em Sonologia.

 

2018

 

Taipei Qin Hall (Dez, 12)

Dia 14/12 (sexta), estarei no Taipei Qin Hal para conhecer uma das raízes culturais do Qin no Brasil. Fundada pelo Mestre Jung-Ping Yuan, a casa é a sede da Chinese Qin Association, onde leciona a arte milenar do Qin.

SIM São Paulo (Dez, 7)

Dia 07/12 (sexta), às 15h, participo da Semana Internacional de Música de São Paulo no Centro Cultural São Paulo, falando sobre música, diversidade e percurso profissional. Para saber mais acesse o link: https://goo.gl/xUN3gw

EMAx (Encontros de Música Atual / LINES/UnB (Nov, 2018).
Dia 22/11 (quinta), às 9h30, participo do EMAx (Encontros de Música Atual) na UnB, falando sobre poética de criação, escuta e minhas pesquisas sobre orientalismo na composição contemporânea. Tudo idealizado e organizado pela compositora (professora de composição do Departamento de Música da UnB) Tatiana Catanzaro. Três imagens míticas (que evocam ciclos e círculos) para falar de poética musical: as águas, os ventos e as montanhas.

 

> Local: Estúdio idA/Mus – Departamento de Música, UnB.

First International On-line Guqin Yaji (Nov, 11)

Dia 18/11 de novembro participei do primeiro encontro internacional on-line de praticantes de Guqin. Com objetivo de promover a arte da antiga cítara de sete cordas (Guqin), cinco musicistas e pesquisadores se reuniram para apresentar e discutir os desafios na formação de repertório e as diferentes abordagens técnicas. na interpretação das peças. Peiyou Chang, organizadora do evento, realizou uma performance comentada da peça mais antiga escrita do repertório de Guqin, 幽蘭 Yōu lán (“A Orquídea Solitária”), composta entre o século 6 e 7.

Atelier de Escuta e Processo de Criação (Set, 22)

De 22 de setembro a 27 de outubro aconteceu o atelier de escuta e processos de criação em São Paulo, na Vila Mariana. Em quatro encontros foram abordados tópicos referidos à escuta enquanto ato de criação até a formalização das ideias na escrita musical. Para saber mais, e ter acesso as sinopses, clique aqui.

Música e Cerimônia, palestra (Jan, 24)

Dia 24 de janeiro, realizei uma palestra pública (na forma de seminário) para comunidade budista chinesa de São Paulo, intitulada “Música e Cerimônia“. Tratei da relação dos cantos budistas em seus aspectos perceptivos concernentes à prática espiritual budista. Examinando a estrutura da cerimônia ordinária, tal como realizada no templo budista Tzong Kwan em São Paulo, pude abordar aqueles aspectos fundamentais na prática budista vinculados à expressão musical religiosa, propondo uma metodologia de análise da percepção de uma escuta profundamente enraizada nos preceitos do budismo. Como fundamento estabelecei a proposição em torno da constituição de um só “corpo  sonoro” (formado pelos indivíduos praticantes) atuante nas cerimônias focado no exercício da escuta e concentração na difusão do Dharma.

2017

Guqin no Quin Tao Filosófico (Ago, 12)

Na noite de 12/08/2017, participei do evento “QuinTao Filosófico”, promovido pelo Shaosheng – Centro de Cultura Oriental. No evento foram apresentados diversos aspectos da cultura oriental como a musica tradicional chinesa, a pintura tradicional japonesa, técnica tradicional de recorte de papel chinesa e acupuntura.

Nós pudemos colaborar com o evento falando sobre o weiqi (围棋) jogo de tabuleiro chinês e que é considerado a forma de xadrez mais antiga do mundo. Além de uma breve palestra, pudemos realizar uma partida demonstrativa, ao som da música tradicional chinesa com o excelente músico André Ribeiro, especialista em Guqin (古琴). link.

2016

No Mar de Mendes, entrevista a TV Tribuna de Santos (Mar, 05) - https://youtu.be/NfeIoDpG5mc

Entrevista no EMA em (Nov, 28) – organização Silvio Ferraz - link https://youtu.be/ZUJyOChlkyI

bottom of page