top of page

Os manuais clássicos do Qin

A história do Shénqí mì pǔ 神奇秘譜.



Encadernação em seda e papel de arroz.


Manual Oculto dos Mistérios Maravilhosos


“A recomposição das linhas e a rítmica bem reestabelecida com ornamentos límpidos conferem à peça um caráter leve e fluído”

Dentre os achados documentais na história do Qin figura o manual de Qin « Shénqí mì pǔ 神奇秘譜 ».


A história da descoberta desse manual no século XX gerou muito alvoroço em torno da prática musical, devido a coletânea de peças aí compiladas, e pelo fato de vir com um ensaio introdutório de « Zhū Quán 朱權 (1378 - 1448) », filho do primeiro imperador Ming, um grande estudioso do Qin e responsável por grande parte da preservação dessa arte.


Refletindo a história desse achado optamos por traduzir o título do manual 神奇秘譜 como « Manual Oculto dos Mistérios Maravilhosos », e a peça aqui referida 石上流泉 como « Primavera flui entre os seixos » para simbolizar o fino córrego que ela evoca. Vale notar que a versão inglesa corrente é "Handbook of Spiritual and Marvelous Mysteries" (Manual dos Mistérios Maravilhosos e Espirituais). Entretanto, preservamos a conotação mágica que envolve esse cânone, trazendo à tona o sentido de 'inefável, indevassável', e por isso é preferível o termo "oculto" (奇) ao início.


Para conhecer mais link na bio para as gravações de Mestre Yuan Jung Ping, e que vem gravando ano a ano os clássicos do repertório.



Nesse link a peça « Shíshàng Liúquán 石上流泉 » e que consta no manual de Qin « Shénqí mì pǔ 神奇秘譜 » de 1425. A recomposição das linhas e a rítmica bem reestabelecida com ornamentos límpidos conferem à peça um caráter leve e fluído.


Boa escuta!


Comments


bottom of page