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Visita a sede da Associação Chinesa de Qin no Taipei Qin Hall

Uma tarde com Mestre Yuan Jung-Ping no Taipei Qin Hall. Um centro de cultura, preservação e memória do Guqin.


Em Dezembro de 2018 estive em Taiwan após 12 anos, e uma vez lá me dirije ao Taipei Qin Hall 臺北琴道舘 ansioso por conhecer Mestre Yuan Jung-Ping 袁中平 (1959-). Há muitos anos admiro o seu trabalho, e sendo a minha professora Peiyou Chang 張培幼 (1968-) formada por ele, nada mais natural do que fixar as raízes de minha prática em Taipei.


Agendei um horário para degustação de chá, pensando em conhecer o lugar, ambientar-me por lá, e depois marcar um horário com mestre Yuan. Qual não foi a minha surpresa ele estava lá, a par de minha visita!


Dois meses antes havia enviado um email para ele com um video meu tocando uma de minhas composições e sem resposta presumi que havia passado batido. Ledo engano! Não apenas tinha visto, como se admirou pelo fato de eu ser canhoto. Elogiou essa característica como se fosse algo muito raro e prestigiado na cultura chinesa. De fato, entre chineses circula a crença de que artistas canhotos são exímios pintores e calígrafos. Ser canhoto na cultura chinesa é frequentemente associado à uma inteligência fora do comum, expressa por alguém extremamente habilidoso.Não que eu me veja assim, pois ser canhoto nas Américas configura-se como um problema, sobretudo, no ensino mais conservador.


De todo modo, nos olhamos curiosos um do outro, e ele logo me convidou a se sentar na sala principal ao estilo japonês (o que me chamou a atenção) num piso de tatame, onde conversamos por uma hora ou mais.


“O qin purifica a natureza de alguém, banindo as paixões baixas; portanto, é uma espécie de meditação, um meio de comunicação direta com o Tao. Suas notas rarefeitas reproduzem os 'sons do vazio', e assim a música do qin afina a alma do instrumentista em harmonia com o Tao”. — Robert Van Gulik (1910-1967)

A citação acima de Robert Van Gulik resume a conduta do Mestre Yuan, quando o vi pela primeira vez em Taipei. Muito calmo e sereno, de gestos soltos e deprendidos, passou-me a impressão de alguém desembaraçado da rigidez característica de alguns artistas marciais. Percebo como a música suaviza o indivíduo tanto no corpo como na conduta. Seus passos leves, braços soltos, caminhava pelas salas como se o vento estivesse ao seu dispor.


Conversamos sobre os mais variados tema, desde minhas pesquisas em música na Universidade de São Paulo, meus trabalhos artísticos como o Ensemble Gaoshan Liushui, e o estabelecimento da Associação Guqin Brasil.


Mestre Jung-Ping foi muito receptivo e ficou bem animado quando soube da Associação Guqin Brasil que estabeleci com quatro colegas. E se interessou em vir ao Brasil no futuro para workshops, concertos e palestras acadêmicas. Mantemos contato nesse sentido até hoje.


Gentil e atento, fez diversas perguntas, em especial sobre as minha razões de ser canhoto. Respondi que o corpo não revela suas razões, e a mim, ser canhoto ao Qin é a forma como que me conectei a esse instrumento e sua história. Ele compreendeu.


E após um concerto informal de duas peças clássicas «Mei Hua Sannong 梅花三弄» e «Shishou Liu Qian 石上流泉», caminhamos por um dos pavilhões do centro com mostras de trabalhos seus como calígrafo e de seu Mestre.




Além disso, pude experimentar três guqins de sua própria fabricação (além de instrumentista, calígrafo, Mestre Yuan é também luthier). Bons ventos a frente!


Taipei Qin Hall


O centro funciona numa antiga casa japonesa que hoje faz parte do patrimônio histórico de Taiwan.


Localizado em um edifício histórico de estilo japonês na Qidong St., o Taipei Qin Hall foi estabelecido em conjunto pelo Taipei City Culture Bureau e a Chinese Qin Association para fornecer um local para o ensino da música qin e a preservação da cultura Qin.

O Taipei Qin Hall é o lar da Associação Chinesa de Qin 社團法人中華古琴學會. Além de aulas de música e exposições, também oferecemos concertos regulares combinando performance de qin com caligrafia chinesa, pintura, chá e apreciação de incenso, bem como arranjos florais para promover um estilo de performance moderno enraizado em tradições.


Horário de funcionamento


de quarta a domingo, das 10h às 18h, última entrada às 17h

Fechado de segunda a terça e feriados nacionais (feriados do Ano Novo Lunar, Festival do Barco-Dragão, Festival do Meio do Outono)


Endereço No.11, Ln. 53, Qidong St., Zhongzheng Dist., Taipei City 100, Taiwan (R.O.C.)


(informações acima foram copiadas do website oficial)


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